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Entenda como funciona o Net Promoter Score

O Net Promoter Score é uma ferramenta que busca medir a satisfação do cliente através da seguinte pergunta: qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/marca/produto? Saber como os clientes estão se sentindo é um desafio e, por isso, a importância de estabelecer ferramentas como o Net Promoter Score. Ele serve para mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa.

O Net Promoter Score se destaca pela facilidade de uso, simplicidade da pergunta, agilidade do feedback e possibilidade de avaliar a empresa em relação a concorrência. O Net Promoter Score é uma metodologia simples e que pode ser compreendida em pouco tempo.  Quer aprender mais sobre isso? Confira!

Por que usar o Net Promoter Score?

A maneira mais fácil de descobrir como a sua empresa está se saindo, aos olhos dos seus clientes, é utilizando o Net Promoter Score. Comprovadamente, quando a empresa apresenta valores positivos de NPS, ela possui um crescimento rentável. Mas, por que utilizar o Net Promoter Score?

Simplicidade e rapidez

Você pode determinar o seu NPS com apenas uma pergunta, e o seu cálculo é extremamente fácil. Em alguns modelos de programa, você pode criar seu questionário em apenas alguns minutos. Além disso, a métrica de mensuração é bem simples.

Padronização

O Net Promoter Score é considerado o modelo padrão para mensurar e melhorar a lealdade de clientes. Marcas como American Express e Apple utilizam o modelo para avaliação.

Comparação

Um dos benefícios mais valiosos do Net Promoter Score, é que você pode comparar como sua empresa está se saindo em relação à concorrência. Pelo fato de dezenas de empresas utilizarem a ferramenta, sempre haverá um parâmetro para medir o desempenho internamente, e em relação à concorrência.

Como calcular o Net Promoter Score

O NPS é classificado por meio de uma simples pergunta: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?” A fórmula de cálculo é bem simples:

Net Promoter Score = % CLIENTES PROMOTORES – % CLIENTES DETRATORES = %NPS.

Net Promoter Score

Mas, como classificar cada tipo de cliente? Por meio das respostas, você descobre quem são os clientes promotores e quem são os detratores.

  • 0 a 06 – Clientes Detratores – São aqueles clientes que, possivelmente, não indicariam a sua empresa em hipótese nenhuma. Criticam a empresa em público e só voltariam a fazer negócios com a empresa em situações extremas.

  • 07 e 08 – Clientes Neutros – Clientes que não criticam e nem exaltam a empresa. Compram apenas o necessário.

  • 09 a 10 – Clientes Promotores – Clientes que indicam a empresa a todos, quando tem oportunidade. São leais, apresentam feedbacks positivos e são entusiasmados.

Avalio e NPS

Com o Avalio, você pode criar o seu questionário de Net Promoter Score em minutos Disponibilizamos modelos de questionários como modelo de pesquisa de satisfação, pesquisa de clima organizacional e outros tipos de pesquisa online. O Avalio é otimizado para que seu público-alvo consiga responder seu questionário em qualquer meio, como computador, smartphone, tablet ou em um totem interativo. Saiba como funciona, conheça nossos planos e comece já seu modelo de pesquisa.

 

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