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Como definir o problema da sua pesquisa de forma assertiva

Subestimar o modelo de pesquisa de mercado é um dos erros mais graves que o empreendedor pode cometer, seja na fase de concepção do negócio ou já na implementação. É a pesquisa de mercado que mostra quem são seus potenciais clientes, seus concorrentes e, é ela que valida se, de fato, existem pessoas interessadas naquele produto ou serviço.

O problema da sua pesquisa, seja ela pesquisa de satisfação, pesquisa de clima organizacional ou outra, nada mais é o que você quer saber. É necessário que toda pesquisa tenha um objetivo e um problema definido. Mas, como decidir o problema da sua pesquisa? Aprenda neste artigo. Confira!

Pesquisa de mercado

Antes de qualquer assunto, você precisa elaborar uma pergunta que você quer que seja respondida pelo seu público. Qual o melhor preço para este produto? Para quem eu devo vender meus produtos? Por que meus clientes não estão satisfeitos?Vale escrever em um papel, abrir um documento do Word ou soluções afins. Você só deve passar para a próxima fase depois de definir uma pergunta direta e objetiva.

É normal que tenhamos o impulso de querer pesquisar vários assuntos ao mesmo tempo quando começamos a planejar uma pesquisa, mas é preciso que a resposta que você deseja alcançar com aquela pesquisa seja definida de forma clara. Uma só pesquisa não vai conseguir esclarecer vários assuntos de uma vez, então seja estabeleça aonde quer chegar com clareza.

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Responder várias questões ao mesmo tempo faz com que as pessoas fiquem confusas, gerando resultados inconclusivos e dificultando o raciocínio daqueles que a respondem.

Problema da pesquisa

Existem algumas perguntas comuns como problemas de pesquisa de mercado. São elas:

  • Qual deverá ser o valor do meu produto?

  • Meus futuros clientes fazem compras em e-commerce?

  • O que meu público vai achar dessa campanha?

  • Por que os clientes não voltam a comprar na minha loja?

  • Como os clientes avaliam o meu atendimento?

  • Existe demanda para o meu negócio no mercado?

  • Qual o nível de satisfação dos meus clientes?

Problema e questionário

Depois que a pergunta principal foi definida, você precisa alinhar o problema com o questionário da pesquisa. Elabore um questionário baseado no problema que você definiu e disponha as perguntas em uma ordem coerente. Quando você organiza um questionário baseado no objetivo, a análise e conclusão dos resultados de torna mais fácil.

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Análise de resultados

Quando você analisar os resultados da sua pesquisa de mercado ou do clima organizacional da sua empresa, eles devem condizer com a pergunta inicial. O Avalio possui o melhor software de pesquisa disponível no mercado. Saiba como funciona o modelo de questionário e faça o seu! Teremos prazer em atendê-lo e colaborar para o seu sucesso.

 

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