Questionário: dicas de como criar

Questionário: dicas de como criar

Visualizações 195
Visualizações20/10/2015
Criar um questionário pode ser uma tarefa nada fácil. Ou muito difícil se você não tem muita experiência. Mas calma, pois reunimos algumas dicas que podem te ajudar – e muito!

1. Defina o objetivo do seu questionário

É preciso que seu objetivo de pesquisa seja claro, preciso e não deixe dúvidas para o entrevistado. Além disso, é importante indicar, inicialmente, para o respondente para que servirão aqueles dados e se serão divulgados, ou não.

2. Prepare as perguntas do questionário

Baseando-se nos seus objetivos de pesquisa, crie as perguntas conforme o mesmo. Não deixe que as questões do seu questionário se repitam constantemente, porque nesse caso, sua pesquisa pode ficar extensa demais ou mesmo trazer resultados prolixos.

Faça perguntas claras que não deixem dúvidas para o entrevistado. Perguntas complexas podem deixá-lo confuso e fazer com que ele não responda o questionário.

2015-11-19-dicas-criar-questionario-1

3. Crie um questionário curto

Imagine abrir um questionário e ver que ele possui 35 questões? Automaticamente você não responderia, certo? É isso que acontece quando seus clientes se deparam com uma pesquisa muito extensa. Quanto menos precisas forem, mais perguntas você precisará fazer para chegar ao resultado desejado. Evite “rodeios” e faça o questionário de forma que seu entrevistado não se sinta aborrecido por ter que responder.

4. Deixe perguntas sensíveis para o fim do questionário

É de extrema importância recolher dados como idade, renda e outros, pois são aqueles que informarão o perfil do seu entrevistado. Porém, em um questionário é sempre bom deixa-los para o fim. Ao se deparar com essas perguntas no início do questionário, o respondente pode não se sentir à vontade em responder.

5. Use linguagem culta, porém não muito formal em seu questionário

Vivemos na era das redes sociais, da linguagem rápida e da falta de leitura. Claro que é essencial não cometer erros de português, no entanto um linguajar demasiado rebuscado pode impelir a resposta do questionado – viu como fica chato?

6. Procure sites de questionário para facilitar o processo

Há muitos sites feitos para esse propósito, hoje na internet. Um deles é o Avalio que pode te ajudar muito na criação do questionário. Além de modelos de layout com o melhor design, oferecemos também questões prontas para te ajudar a iniciar.