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4 dicas infalíveis para fidelizar clientes

Sem dúvidas, ter clientes é muito importante para qualquer empresa. Sem eles, não existe possibilidade de crescimento. Melhor que apenas ter clientes, é ter clientes fiéis. Porém, fidelizar clientes é uma tarefa que parece não ter fim. E não tem. Essa é uma busca incansável e que deve ser sempre aperfeiçoada.

Clientes fiéis são capazes de defender seu serviço ou produto em qualquer circunstância. Se, por algum motivo ocorrer algum erro, ele relevará e poderá, até mesmo, te ajudar a solucioná-lo. Ele recomenda sua empresa aos amigos e mostra a eles todos os benefícios em fazer negócio com você. Não se esqueça que o marketing boca a boca é um dos mais eficazes e que garante maior retorno, e ele só é feito quando você tem clientes fiéis.

Mostrar ao público que sua empresa se importa com ele antes da compra já é um método ultrapassado de fidelizar clientes. Todas as etapas são importantes, porém, o pós-compra tem se tornado uma fase cada vez mais crucial para se conquistar clientes fiéis. Veja, a seguir, algumas dicas do Avalio para que seus clientes sejam fidelizados.

Dicas importantes para fidelizar clientes

Promova uma grande experiência de atendimento

fidelizar clientes

O atendimento é a porta de entrada do seu cliente. Ele deve ser impecável em todos os momentos, desde o primeiro contato, até o momento da compra e após isso. Seu papel é mostrar que seu cliente pode ficar bastante à vontade, mas sem desrespeitá-lo. Os atendentes devem passar para o público que estão sempre felizes e satisfeitos de estarem ali. Alguns diferenciais como saber o nome de cada cliente, buscar entender seus gostos e o que ele está procurando, sem invadir seu espaço, são maneiras de tornar o atendimento ainda mais personalizado e mostrar ao cliente o quanto a satisfação dele é importante para seu negócio de forma eficaz.

Após a aquisição do produto ou serviço, busque entrar em contato com o cliente, saber como está o uso, se ele ficou decepcionado ou se as expectativas dele foram atendidas. Porém, nunca se esqueça de manter o respeito e ter cuidado para não invadir o espaço dele. Seja autêntico!

Tenha um bom suporte ao cliente

Seguindo a dica anterior, para que seu atendimento seja realmente eficiente, é necessário que você tenha um bom suporte ao cliente. Um SAC competente e que atenda, de preferência, durante todo o dia, traz mais confiança ao consumidor. Aos atendentes do suporte, é bom que sigam as mesmas regras do item anterior.

Estabeleça uma comunicação recíproca

É muito comum que a comunicação entre empresa e consumidor não seja de via única. Em muitos casos, o consumidor “fala sozinho”, sem uma resposta válida – que, de fato, o atenda. Isso não pode acontecer! O cliente precisa sempre de uma resposta da empresa, mesmo que seja sobre um elogio.

Ouça seu público

Ouvir o público é a forma mais importante para se adaptar a ele. Sem saber o que ele deseja, não tem como atendê-lo integralmente e fica ainda mais difícil de fidelizar o cliente.

Toda forma de comunicação, em qualquer momento, é muito importante. Porém, principalmente durante a compra, o cliente precisa ser ouvido. É nesse momento que ele diz o que busca e possíveis frustrações. Por isso, os atendentes devem estar atentos a qualquer consideração e passá-la aos gestores.

Uma forma muito eficaz de ouvir o cliente é realizando pesquisas no pós-compra. Elas são muito práticas e atendem perfeitamente a esse propósito. Com o Avalio, você pode elaborar a sua pesquisa de maneira personalizada, enviar a seus clientes como preferir e ainda analisar seus resultados em tempo real, por meio de gráficos e resultados tabulados. Conheça nossos planos e valores.

 

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