Adwords

A importância da pesquisa de clima organizacional

Ter um bom clima organizacional é essencial para que os membros da empresa trabalhem de maneira harmônica e ajudem o negócio a crescer. Este é um dos pontos mais importantes de sustentação das organizações. Um clima organizacional sadio é capaz de abrir espaço para inovações e oportunidades para uma empresa. Mas, como saber se ele está de acordo com o que se espera, ou se é hora de tentar melhorá-lo?

É para isso que temos a pesquisa de clima organizacional. Com ela, é possível medir o grau de entrosamento e de satisfação de seus colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e à própria função desempenhada por cada um. Porém, não existe uma forma universal de fazer isso; cada empresa apresenta particularidades que devem ser avaliadas. A seguir, veja mais características da pesquisa de clima organizacional.

O que é a pesquisa de clima organizacional

clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta disponibilizada aos gestores que permite que seus colaboradores sejam ouvidos, saber como podem melhorar suas empresas e, assim, alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Para elaborar uma boa pesquisa, é necessário pensar bastante e analisar com cautela os aspectos que precisam, de fato, ser considerados. O primeiro passo é adicionar todas as questões que achar pertinente e, posteriormente, cortar as excedentes.

Perguntas como a satisfação com o salário e benefícios, se falta algo, se há desentendimento com outros funcionários, se eles têm sugestões de melhorias, ou outras questões relacionadas são bastante pertinentes e, no geral, permitem criar um panorama bem amplo sobre o cenário da empresa. Perguntas deste tipo devem ser respondidas pelos funcionários de forma anônima, o que facilita a coleta de dados fidedignos.

Mas, não acaba por aí. A divulgação da pesquisa de clima organizacional deve ser feita de maneira igualitária e acessível a todos os funcionários. Uma das opções mais eficientes é disponibilizar as questões por e-mail. Outra maneira de fazer com que todos tenham acesso é disponibilizando um totem ou tablet na própria empresa para que os funcionários possam respondê-la.

Após isso, outro passo muito importante é a análise de dados. Para que você possa usar os resultados das pesquisas realizadas para melhorar o seu negócio, é preciso analisar os resultados de maneira cautelosa e crítica. Considere se as sugestões dadas por seus funcionários são pertinentes, se as alegações deles devem ser atendidas, se existe algo que mereça uma maior atenção.

Benefícios

  • Melhoria do bem estar dos funcionários;
  • Explorar novas possibilidades de motivação;
  • Alcance de maiores resultados coletivos;
  • Valorização dos trabalhadores;
  • Melhora da produtividade.

Para que todos os frutos de uma pesquisa de clima organizacional sejam integralmente colhidos, dois pontos são muito importantes. Primeiramente, a dedicação de todos. Desde os gestores, na hora de investir em boas maneiras de realizar a pesquisa, até os próprios funcionários, ao disponibilizar parte de seus tempos para responder às questões. Todos devem se doar para um bom resultado final.

O segundo ponto é adotar um bom sistema, que pode tornar todo o processo mais otimizado e bem aproveitado. Com o Avalio, você pode elaborar sua pesquisa, enviar para quem desejar, da maneira que desejar e ainda obter gráficos e resultados tabulados prontos para você. Clique aqui e conheça mais sobre esse serviço.

Comentários