motivação de funcionários

Qual é o momento para medir a motivação de funcionários?

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Visualizações20/06/2018
Garantir a motivação de funcionários é um pré-requisito para o sucesso de qualquer empresa. Isso acontece porque, ao ter uma equipe de trabalho determinada e estimulada da forma correta, os resultados são mais evidentes e as chances de destaque no mercado são maiores. Entretanto, muitos gestores pecam ao não se preocupar com esse fator, o que pode resultar em uma crescente insatisfação e altos prejuízos para uma organização. Para evitar dores de cabeça no seu negócio, o Avalio reuniu as principais dicas para identificar a hora de realizar a pesquisa interna de motivação dos funcionários, a fim de começar a idealizar um plano de ação para mudar a cultura organizacional e melhorar a lucratividade do seu negócio. Confira!

Motivação dos funcionários: quando é a hora de começar a avaliar?

Saber o momento certo para mudar a cultura da empresa, com o intuito de melhorar a motivação de funcionários, pode ser uma tarefa difícil. O motivo disso é que cada empregado possui um grau de satisfação distinto, de acordo com os seus objetivos pessoais. Portanto, descobrir quais são as modificações ideias e quando elas devem ser feitas, é mais complicado do que parece. Por isso, a pesquisa de clima organizacional é a sua aliada. Afinal, apenas com dados concretos é possível avaliar de maneira objetiva quais são os fatores que precisam ser alterados. O ideal é que essa pesquisa seja feita periodicamente, com um intervalo de no máximo um ano. Dessa forma, sempre que uma mudança for executada, os funcionários terão mais tempo para sentir os impactos dela e fazer uma avaliação mais precisa. Entretanto, é imprescindível estar atento aos sinais dados pelos colaboradores sobre o clima da instituição. Sempre que fatores negativos começarem a se manifestar, a pesquisa deve ser feita. Essa é a melhor forma de saber, precisamente, qual é o problema exato e o que deve ser solucionado.

Quais são os sinais de alerta?

falta de motivação de funcionários

Erros frequentes

Errar é algo natural em qualquer processo produtivo. Mas, algumas falhas e retrabalhos podem ser evitados quando há mais foco em determinado procedimento. Investigue se os erros na sua equipe estão se tornando mais comuns e se os descuidos estão ocorrendo com mais constância. Esse pode ser um claro sinal de que a equipe de trabalho está desempenhando tarefas no piloto automático, com menos determinação e atenção. Tenha a ciência de que, quando o problema afeta uma grande parcela de funcionários, é necessário pensar em políticas para melhorar a condição.

Índice de reclamação de clientes

O feedback dos clientes da sua empresa é fundamental para avaliar o desempenho dos seus colaboradores. Quando há um treinamento correto, mas mesmo assim o atendimento não está atingindo o nível desejado, é hora de começar a questionar se a motivação de funcionários está no patamar ideal. Pesquisas de satisfação do cliente são ótimas ferramentas para avaliar o desempenho da sua empresa como um todo e começar a elaborar mudanças mais significativas na sua organização. Não deixe de escutar o seu consumidor e aprenda com ele.

Atenção ao número de faltas

Quando há insatisfação em determinado trabalho, a queda da assiduidade é um dos primeiros sintomas que se manifestam. Afinal, quando não há motivação para trabalhar, qualquer motivo para ficar em casa é bom o suficiente. Se os seus funcionários não estão comparecendo tanto quanto você gostaria e ouvir desculpas para eventuais faltas se tornou uma rotina na sua empresa, ligue o alerta vermelho. Os atrasos e saídas antes do horário também se enquadram nesse caso.

Alto número de licenças médicas

A questão aqui não são os índices de atestados falsos recebidos pelo RH, apesar deste ser um fator preocupante também. O problema é o alto número de funcionários que estão adoecendo na sua empresa. Afinal, o estresse é um grande causador de doenças físicas graves. Questione-se sobre a quantidade de colabores que estão de licença ou apresentando atestados médicos. Sempre que uma boa parcela de empregados esteja envolvida, o problema pode estar no clima organizacional da sua empresa e merece ser investigado.

Aumento da rotatividade

Se as condições de trabalho estão insuportáveis, não há nada que vá mudar a mente do funcionário ao pedir demissão, nem mesmo a possibilidade de aumento salarial. Quando essa condição está relacionada ao clima organizacional da empresa, o prejuízo com as demissões, reposições e treinamentos serão grandes, afinal a tendência é sempre o aumento da rotatividade. Portanto, esteja sempre atento ao número de colaboradores que pedem demissão e verifique também o tempo de permanência deles na sua empresa. Em alguns casos, o ambiente é tão negativo que o funcionário não chega sequer a um ano de casa.

Reclamações internas

Qual é a melhor pessoa para avaliar o clima organizacional da empresa além do funcionário? É por isso que as pesquisas de satisfação são baseadas puramente na opinião deles. Portanto, não deixe de ouvi-los. Se, mesmo antes de começar a medir a motivação de funcionários e os índices de satisfação, o número de reclamações é grande, algo está errado. Reclamações sobre a gestão, colegas de trabalho, horários e até mesmo sobre o próprio ambiente de trabalho, sempre devem ser levadas em consideração.

Faça a sua pesquisa com o Avalio

Se você identificou esses problemas na sua empresa, é necessário que você realize uma pesquisa de clima organizacional para saber com precisão quais são os itens que precisam ser modificados. Dessa forma, você terá mais chances de reverter a situação e formar uma equipe de profissionais mais motivados e determinados a alcançar o sucesso. Para garantir qualidade e praticidade no momento de coletar e analisar dados para a sua empresa, conte com o Avalio. Somos um sistema online de pesquisa de serviços, elaborado para facilitar a relação entre empresas e consumidores. Contamos com planos acessíveis para auxiliar o alcance de resultados, de acordo com a necessidade de cada cliente. Conheça já os nossos serviços!   Links úteis: pesquisa de clima organizacional; modelo de questionário; pesquisa de satisfação do cliente.