pesquisa de satisfação para eventos

Como criar pesquisa de satisfação para eventos

Visualizações 4
Visualizações21/08/2018
A realização de um evento exige muito planejamento e, para isso, é preciso estar ciente das falhas que ocorrem com frequência na organização. Uma delas é não levar em consideração o feedback dos participantes, e uma das melhores formas de reverter tal situação é realizar uma pesquisa de satisfação para eventos. As informações derivadas deste feedback são essenciais para implantar mudanças necessárias na preparação de uma próxima edição e elaborar um balanço geral de todo o evento. Seja uma festa para colaboradores de sua empresa, um congresso, uma feira ou qualquer situação com o objetivo de relacionar e expor sua marca, a realização de eventos precisa ser feita minuciosamente. Caso contrário, o que poderia ajudar a imagem da empresa, pode causar exatamente o efeito oposto. Para entender mais sobre a importância da pesquisa de satisfação para eventos, continue lendo este artigo do Avalio.

Dicas para criar a sua pesquisa de satisfação para eventos

como pesquisa de satisfação para eventos?

Planeje sua pesquisa de satisfação antes do evento ocorrer

Pensar na elaboração da pesquisa de satisfação para eventos antes da ocorrência dele, possibilita que os questionários sejam enviados logo no dia seguinte ao evento. Sendo assim, as opiniões sobre os acontecimentos estarão recentes na memória dos participantes, auxiliando na realização de respostas completas e feedbacks com mais exatidão.

Perguntas objetivas para receber mais respostas

Ao fazer uma pesquisa de satisfação para eventos, é comum que os produtores tenham a pretensão de absorver o máximo de informações dos participantes, criando formulários grandes e cansativos para leitura, não sendo algo atrativo. Por isso, é recomendado focar nos pontos críticos que merecem atenção, como as questões relacionadas à prestação de serviços e experiência do participante com o evento no geral. Sugestões também podem ser um ponto forte em uma pesquisa de satisfação para eventos. As respostas irão facilitar o que o produtor deve focar, além de ser acesso a novas ideias. As perguntas quantitativas ou optativas devem ser preferência na elaboração da pesquisa. Mesmo as perguntas dissertativas precisam ser objetivas e claras, além de possuírem um espaço para justificativa da resposta ou, se for o caso, alguma observação. Tal questionário está sendo muito utilizado por diversos produtores de evento internacionalmente. Eles utilizam os formulários com o método de avaliação em pesquisa para eventos, baseando-as em apenas duas perguntas: – De zero à dez, qual é a probabilidade de recomendar este evento a um amigo ou colega? – Você teria algum comentário, sugestão ou dúvida sobre o evento? Esse questionário conhecido como NPS (Net Promoter Score) possui como objetivo de gerar o máximo de respostas assertivas possível.

Aplicar métricas coerentes

Utilizar métricas relevantes são essenciais para que as atitudes tomadas em relação a elas sejam o mais assertivas possíveis. Possuir respostas como “ótimo” ou ruim” não basta, pois é preciso saber os motivos pelos quais elas foram escolhidas e, assim, elaborar uma solução. O motivo principal de realizar uma pesquisa de satisfação para eventos é reunir dados essenciais do público e entender sua perspectiva sobre o que está sendo oferecido.

Utilizar ferramentas online

As ferramentas online podem ser grandes aliadas para as pesquisas de satisfação para eventos. Por meio delas, suas pesquisas podem ser realizadas de forma mais eficaz e interativa. Neste caso, você pode contar com o Avalio! Somos um sistema online de pesquisa, em que você pode criar sua pesquisa de satisfação, utilizando nossos modelos de pesquisa como base. Lembre-se que perguntas sobre a qualidade das palestras, programação do evento e organização do evento, são fatores essenciais. Caso você não deseje criar seu questionário online agora, baixe um dos nossos modelos em nosso site. Queremos ajudar você na elaboração de perguntas, promoções e para escolhermos juntos a melhor forma de divulgação para sua pesquisa. Além de estarmos juntos no acompanhamento dos resultados. Entre em contato conosco e saiba como o Avalio pode te ajudar!