Questionários mais eficientes para sua pesquisa

Questionários eficientes. Como fazê-los?

Visualizações 205
Visualizações25/09/2015
Como modelo de pesquisa, o questionário é a reunião de perguntas para que se obtenha informação do objeto desejado. Há diversos estilos e formatos de questionários, porém, para que você consiga as respostas desejadas deve investir nas perguntas certas. Fazer isso não é tão fácil quanto parece, por isso, o Avalio vai lhe ajudar com alguns pontos fundamentais para que você monte um questionário eficiente e obtenha as informações necessárias para responder seu problema de pesquisa e também seu problema gerencial.

Alinhe seus objetivos

O planejamento é essencial para que você obtenha bons resultados. Primeiramente, tenha bem definido o que deseja responder com seu questionário. Pense desde a plataforma que irá aplicar o questionário até as perguntas que serão feitas para que você consiga as respostas do seu problema. Se o questionário for rápido e com conteúdo de fácil entendimento, invista em uma plataforma on-line. Mas, se o seu conteúdo for espesso e cansativo, tente um questionário feito pessoalmente. Dessa forma, provavelmente, as pessoas irão concluí-lo com mais frequência. Lembre-se que a sua estratégia deve ser bem definida.

Selecione o público certo

Estabeleça um público-alvo e fale a língua dele. As pessoas devem entender o que você quer dizer com as perguntas, não dê chance para a ambiguidade. Além disso, seja claro e direto, muitas pessoas não são pacientes e nem querem fazer questionários, principalmente, se esse for rebuscado e de difícil entendimento.

Tenha referências de modelos de questionários

Estude a estratégia que você quer utilizar consultando outros questionários que foram feitos com objetivos parecidos com os seus. É ótimo procurar referências para não engessar seu questionário. Com essa dica você também ampliará sua visão sobre a questão que está pesquisando.

Ao montar seu questionário

Chegou a hora de montar o seu questionário! Ao fazê-lo não utilize perguntas tendenciosas para que haja respostas imparciais. É importante também que não haja duas perguntas na mesma frase, exemplo: “ Você como frutas e verduras?”.  Não há como o respondente dizer sim apenas para frutas ou apenas para verduras, o ideal é que sejam feitas duas perguntas para não haver dúvidas. Use as dicas do Avalio para montar um bom questionário e pesquisas on-line. Nós desenvolvemos questionários de forma profissional e personalizada, para atender seus objetivos pré-estabelecidos. Tudo fácil e rápido. Saiba mais no Avalio!