Adwords

O que você precisa saber sobre entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento é um feedback dado por um funcionário que não possui mais vínculo contratual com a empresa, e uma ferramenta essencial para o seu desenvolvimento. Ela pode ser pensada como exatamente o oposto da entrevista de contratação, que ocorre durante o processo seletivo.

Ao contrário do que muitos acreditam, esse último diálogo entre empresa e empregado não tem como objetivo apontar defeitos ou culpados pela rescisão do contrato. Ao invés disso, trata-se de uma oportunidade para que ambos, tanto o trabalhador quanto o contratante, conheçam seus pontos fortes e busquem melhorias para seus pontos fracos.

Ademais, é bom ter em mente que a mudança contínua de funcionários é responsável, muitas vezes, pelo baixo desempenho da empresa. Portanto, se um grande número de empregados deixou a empresa, se um bom líder ou funcionário resolveu ir embora, ou se a rotatividade de seus funcionários é maior do que a de seus concorrentes, saber o motivo é essencial. Ser capaz de reter os melhores talentos deve ser o objetivo maior de qualquer organização. E, sem dúvidas, a melhor ferramenta para isso é a pesquisa de demissão, ou entrevista de desligamento.

O funcionário que não possui mais vínculo com a empresa tende a expor com mais sinceridade suas percepções em relação à imagem da companhia, bem como as condições de trabalho, relações com superiores e colegas, dentre outros pontos que merecem ser observados na entrevista de desligamento. Seguindo as informações trazidas por ele, é possível pensar em estratégias e investir em melhorias voltadas para a retenção de talentos e construção de uma boa imagem no mercado.

Como fazer uma boa entrevista de desligamento?

Um ponto importante a ser considerado na entrevista é a variância das informações captadas caso o empregado tenha solicitado ou não a rescisão contratual. Isso deve ser considerado durante a condução da entrevista de desligamento, portanto, o ideal é que as empresas possuam pelo menos dois modelos de questionários.

Caso o próprio empregado tenha solicitado a rescisão, as questões devem buscar identificar as causas que o levaram a tomar essa decisão (insatisfação com o salário ou ambiente de trabalho, se ele se sentiu desmotivado, ou outro motivo). Caso a necessidade de desligamento tenha partido da própria empresa, é preciso buscar conhecer as causas que conduziram a essa resolução, da mesma maneira (problemas de comportamento ou relacionamento entre colegas, falta de competência, razões estruturais ou quaisquer outros fatores).

entrevista de demissão

Exemplos de perguntas que devem constar na entrevista de desligamento

1-      Qual é a imagem que você levará da empresa?

2-      Você acredita que a empresa reconheceu o seu trabalho?

3-      Todas as suas necessidades foram atendidas durante o período em que você fez parte da equipe?

4-      O que você acha do local de trabalho (ambiente físico)?

5-      Na sua opinião, algum evento particular dificultou o seu crescimento dentro da empresa?

6-      Como você descreveria a sua relação com seu(s) superior(es)?

7-      Como você descreveria a sua relação com seus colegas de trabalho?

8-      Qual foi a tarefa que você mais gostou de desempenhar dentro da empresa? Por quê?

9-      Que nota você daria para cada setor, de acordo com seu desempenho? Por quê?

10-   No que a empresa pode melhorar?

Vantagens de criar uma entrevista de desligamento com o Avalio

Muitas empresas até utilizam a entrevista de desligamento para avaliação, porém, não analisam seus dados, ou não compartilham os resultados com os líderes que poderiam fazer bom uso dessas informações. No entanto, ainda existem organizações que sequer utilizam esse relevante recurso.

Se você busca implementar ou melhorar o processo dessas entrevistas, conte com o Avalio. Através do nosso sistema exclusivo, é possível criar questões para a entrevista de desligamento e divulgar o questionário de forma simples e totalmente automatizada. Depois de respondido, todos os dados do questionário são salvos no sistema, e poderão ser analisados e utilizados em prol do desenvolvimento da empresa.

 

Links úteis:
modelo de pesquisa de satisfação
pesquisa de satisfação
clima organizacional
pesquisa de clima organizacional
pesquisa online

Comentários