O que é uma pesquisa de campo e quais são seus tipos?
A pesquisa de campo é normalmente realizada após o estudo bibliográfico, para que o pesquisador tenha um bom conhecimento sobre o assunto. É nela que ele vai definir os objetivos da pesquisa, as hipóteses, definir qual é o meio de coleta de dados, tamanho da amostra e como os dados serão tabulados e analisados. As pesquisas de campo podem ser dos seguintes tipos, segundo os autores Marconi e Lakatos:
Exploratórias
As pesquisas de campo exploratórias têm como finalidade aprofundar o conhecimento do pesquisador sobre o assunto a ser estudado. Pode ser usada para facilitar a elaboração de um questionário ou para servir de base a uma futura pesquisa.
Quantitativas–Descritivas
Tem como objetivo conferir hipóteses, delineamento de um problema, análise de um fato, avaliação de programa e isolamento de variáveis principais. É uma pesquisa quantitativa, que usa técnicas de coleta de dados, que podem ser entrevistas, questionários, formulários etc.
Experimentais
Já as experimentais visam testar uma hipótese tipo causa-efeito. Esse tipo de estudo utiliza projetos experimentais que incluem os seguintes fatores: grupo de controle, seleção da amostra probabilística e manipulação de variáveis independentes com o objetivo de controlar ao máximo os fatores pertinentes. Pode ser utilizada no campo ou no laboratório. No estudo de campo, visa a compreensão de aspectos da sociedade. A pesquisa de laboratório é o estudo de pessoas, animais ou minerais em ambiente.
Desenvolva sua pesquisa de campo
O Avalio é a ferramenta certa para que sua empresa consiga desenvolver uma pesquisa de campo. Através do Avalio, sua empresa pode configurar uma pesquisa em poucos minutos, e usá-lo como forma de obter a opinião dos entrevistados, seja por e-mail, via QR Code ou enviando o link de acesso à pesquisa de campo para o público-alvo. Para entender mais como funciona o Avalio, veja como criar uma pesquisa e questionário online em 4 passos.
Comece a criar suas pesquisas