5 dicas para fidelizar clientes

5 Dicas Quentes para Fidelizar Clientes

Visualizações 457
Visualizações30/09/2014
Fidelizar clientes tem se tornado um desafio diário para as empresas. Atualmente, a competitividade no mercado é muito grande e, por isso, é essencial que seu produto ou serviço se destaque entre os concorrentes. Investir em estratégias para fidelizar clientes é uma ótima técnica para melhorar sua imagem comercial e garantir a continuidade de suas negociações, alcançando, assim, o tão almejado destaque no mercado. Fidelizar clientes é algo maior do que apenas garantir que ele esteja satisfeito – é fazer com que o cliente se torne fiel à sua marca, se identifique e passe a nutrir um sentimento positivo sobre ela. Isso requer conhecimento sobre o cliente, suas necessidades e desejos; essas informações serão utilizadas para estreitar o relacionamento da empresa com o cliente, estabelecendo um elo de confiança. A princípio, pode parecer um processo trabalhoso, mas garantimos: fidelizar clientes vale a pena! Primeiro porque clientes fiéis retornam sempre e, só por isso, já garantem lucro para a empresa. Mas, além disso, clientes que realmente se identificam com a marca a recomendam para outras pessoas. Ou seja, é uma divulgação gratuita e muito poderosa. O famoso “boca-a-boca” sempre foi a forma mais eficiente de propagar um produto ou serviço e hoje em dia, com o aumento da utilização das redes sociais, esses comentários (bons ou ruins) ganham um peso ainda maior, já que, antes de comprar, a maioria das pessoas procura informações na internet sobre um produto que não conhecem. Ademais, é mais barato fidelizar clientes do que atrair novos – conquistar novos clientes custa entre cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes, tendo em vistas o alto valor de uma boa campanha de marketing. Por outro lado, ações de pós-venda e uma busca contínua por aprimoramento são incomparavelmente mais baratas.

Como fidelizar clientes?

Dica #1 – Conheça o seu cliente

É essencial conhecer as características pessoais do seu cliente. Se você apresentar seu produto, por melhor que ele seja, para o público errado ou da forma errada, será impossível fidelizar clientes. Quanto mais você compreende as necessidades do consumidor, mais você pode adequar seu produto de forma a satisfazê-lo.

Dica #2 – Entregue o que prometeu

É muito importante cumprir sempre o que foi acordado, por mais simples que seja. Entregar no prazo, entrar em contato quando combinado e cumprir com garantias concedidas são pequenos atos que atribuem valor à experiência da compra. Se estas atitudes simples não forem cumpridas, dificilmente o cliente terá vontade de negociar novamente com a empresa e, menos ainda, de recomendá-la.

Dica #3 – Crie vínculos

O cliente gosta de sentir que é único e especial e que você teve todo um cuidado para atendê-lo. Por isso, pergunte sempre o que ele achou da experiência no seu estabelecimento, deixe-o registrar sugestões ou reclamações e agradeça sempre a preferência dele, premiando-o caso ela seja recorrente. Agregue valor ao seu produto! O cliente se sentirá valorizado e passará a ter um vínculo com o local.

Dica #4 – Mantenha contato

Quando a venda é realizada, a relação com seu cliente apenas começou! Portanto, não deixe seu cliente de lado. Através de redes sociais ou e-mail, divulgue novidades que possam interessar aos seus consumidores. Alguns clientes são formadores de opinião e geralmente têm redes bem constituídas e repletas de propensos novos clientes – eles poderão se tornar importantes aliados. Procure utilizar o histórico de compras do cliente e faça contato quando tiver um produto ou serviço que se adeque ao perfil dele.

Dica #5 – Meça o nível de satisfação do seu cliente

O que não se mede não se gerencia. É fundamental medir continuamente o nível de satisfação de seus clientes para que seja possível implementar melhorias quando se fizer necessário e, assim, manter a excelência do seu produto ou serviço. Nesse ponto, você pode sempre contar com o Avalio, que tem um sistema completamente online para você começar a criar sua pesquisa de satisfação em poucos minutos.