
Horários nobres das redes sociais para divulgar pesquisas
Horário nobre representa a hora em que se verifica maior audiência nos canais de comunicação. Antigamente, esse termo era muito utilizado para se referir à televisão, porém hoje se faz presente também na internet. No caso das emissoras brasileiras de TV, o horário nobre dos programas se estabelece entre 19h e 00h. Já quando falamos em horários nobres das redes sociais, a situação muda de acordo com as particularidades de cada plataforma.
É fundamental que as marcas tenham conhecimento sobre o engajamento do seu público-alvo na web baseado nos picos de interação. Um estudo profundo dos acessos dos usuários faz com que a empresa conheça e entenda plenamente o seu cliente. Assim, é possível produzir pesquisas de satisfação cada vez mais assertivas para atingir o objetivo da marca em horários específicos. Por conta disso, o Avalio reuniu, neste artigo, os horários nobres das redes sociais para divulgar pesquisas. Confira, a seguir.Facebook
O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o que o torna a maior rede social virtual do planeta. Por isso, recebe grande investimento em marketing digital de marcas de diversos segmentos. A divulgação de um modelo de pesquisa de satisfação na fanpage da sua empresa na plataforma é extremamente assertiva. O motivo para o sucesso é o amplo alcance de grande número de usuários participantes para responder às pesquisas.
O horário nobre do Facebook se concentra nas quartas, das 12:00h às 14:00h, e nas quintas, das 13:00h às 14:00h. Quinta-feira é considerado o melhor dia da semana para promover engajamento, enquanto sábado apresenta menor oportunidade de participação. Em seguida, apresentamos os melhores horários para divulgação de pesquisas, de acordo com o segmento das empresas.
Instituições de ensino: recebem o maior índice de engajamento na quinta-feira, de 14h às 15h. Terças e quintas, de 11h às 17h, também são os horários mais assertivos para esse tipo de público. Portanto, foque nessas datas e horários para divulgar uma pesquisa de satisfação escolar, por exemplo.
Área da saúde: o melhor horário para divulgação de uma pesquisa de satisfação hospitalar é na sexta-feira ao meio-dia. Outros horários vantajosos são: segunda às 14:00h, quarta de 12:00h às 13:00h, quinta às 14:00h e 19:00h e domingo de 12:00h às 14:00h.
Varejo: por se tratar de empresas de bens de consumo, os horários comerciais (de 10:00h às 18:00h) em dias de semana são os mais propícios para gerar engajamento. Há maior pico de interação nas terças às 14:00h e nas sextas às 11:00h. Pesquisas de mercado, pesquisas de campo, pesquisas de opinião e pesquisa de satisfação para produto são bem-vindas nesse ramo.Instagram
O Instagram é uma rede social que contém uma característica de divulgação de produtos e serviços muito forte. Por isso, os setores que mais se beneficiam com divulgação de pesquisas no aplicativo são e-commerces, varejo e beleza e higiene. Além disso, é a única rede social que não tem histórico de redução de interações aos finais de semana. O horário nobre da plataforma concentra-se nas quartas às 15:00h, quintas às 5:00h, 11:00h, 15:00h e 16:00h e sextas às 5:00h. O melhor dia para postar no Instagram é quinta-feira, enquanto domingo é o dia com menor engajamento.
Hotéis, restaurantes, eventos, empresas de serviços e produtos são setores que engajam bem no Instagram por conta do seu grande apelo visual. Portanto, investir em pesquisas de satisfação para esses segmentos é ideal para gerar maior número de respostas. A seguir, veja alguns horários nobres das redes sociais interessantes para o Instagram.
Instituições de ensino: segunda-feira às 20:00h é o melhor horário para divulgação de pesquisa de satisfação escolar para alunos e ex-alunos.
Área da saúde: na terça-feira às 13:00h é o melhor horário para divulgar o link de uma pesquisa de satisfação hospitalar para os pacientes de uma casa de saúde. Evite publicações aos finais de semana.
Varejo: o público-alvo de empresas varejistas costumam visitar a plataforma com mais frequência entre às 11:00h e 13:00h dos sábados. Quarta-feira também apresenta engajamento bastante consistente. Pesquisas, questionários e votação online são ótimas formas de conhecer os clientes e seus hábitos de consumo.Twitter
O Twitter é uma rede social reconhecida por permitir interação com o público-alvo de maneira instantânea. Segundo dados, mais de 350.000 tweets são enviados a cada minuto, tornando a experiência do usuário na plataforma uma possibilidade incrível para ações de marketing. O horário nobre do Twitter é estabelecido entre 09:00h e 10:00h da sexta-feira. Dias de semana, entre 10:00h e 12:00h, também recebem grande engajamento.
A plataforma possui pico de interação durante partidas de futebol e exibição de reality shows e propagandas na televisão. Portanto, o smartphone serve como uma segunda tela para o usuário, permitindo-o comentar em tempo real sobre o que está passando na TV.
É interessante divulgar links de formulário de inscrição para organizar uma lista de participantes de um evento, por exemplo. Enquanto o comercial do evento é transmitido na TV, o usuário visualiza o tweet com a chamada para o formulário na sua linha do tempo Em seguida, ele clica no link e consegue se inscrever na lista de convidados. Assim, é possível aumentar a divulgação do seu evento, feira ou congresso com ajuda da rede social. Veja, a seguir, mais alguns horários nobres no Twitter, de acordo com a segmentação do negócio.
Instituições de ensino: segunda-feira de 15:00h até às 19:00h e sábado às 15:00h são os melhores horários para divulgação de pesquisas. Domingo é o pior dia para engajamento, portanto, evite postar links para questionários neste dia. Caso contrário, é provável que haja queda no número de participantes para responder às suas questões.
Área da saúde: o melhor dia para postagem e divulgação com o público-alvo da área da saúde é na quarta-feira, de 11:00h até 13:00h. Dias da semana, de 09:00h até 16:00h, também são horários seguros.
Varejo: sábado às 13:00h é considerado o horário nobre da plataforma para atingir clientes de empresas varejistas. Qualquer dia da semana, entre 13:00h e 15:00h, recebe alto índice de engajamento. Crie campanhas e estimule a participação nas suas pesquisas de satisfação diretamente com publicações no Twitter.
Conheça os horários nobres das redes sociais
Os horários nobres das redes sociais fazem parte da jornada do consumidor. Antes, a audiência era voltada para os canais das emissoras de televisão. Hoje, o comportamento do consumidor mudou e está mais complexo. Conheça, abaixo, os horários ideais para divulgar diversos modelos de pesquisas nas redes sociais e aumentar a participação do público-alvo.

