consumo no futuro

O consumidor brasileiro do futuro

Visualizações 217
Visualizações14/08/2015
Sapato, roupa, alimento, bola de futebol, lipoaspiração, nunca se consumiu tanto quanto nos últimos anos. Produtos e serviços são vendidos para suprir inúmeras necessidades inventadas por nós mesmos ao longo dos anos. A moda, as mudanças econômicas, o acesso aos bens, tudo isso afeta no nosso modo de consumir. É por isso que o Avalio lhe pergunta: Você sabe como será o consumidor brasileiro no futuro?

A fidelidade será rara

Estamos na era do “cliente tem sempre razão”, afinal, fidelizar um cliente está cada vez mais difícil. Para o arrepio dos empreendedores isso tende a piorar. Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, 76% dos clientes, após ficarem frustrados com alguma marca, trocaram de fornecedor. Esse percentual aumentou bastante nos últimos 20 anos. Isso porque o consumidor atual tem um leque enorme de opções e informações fáceis na Internet. Ou seja, trate bem seu cliente para que ele continue com você!

Impacto ambiental não será ignorado

O consumidor do futuro está em construção, mas o que percebemos é uma readaptação entre o consumo desenfreado para um consumo consciente. O espaço das empresas que não se preocupam com impactos sociais ou ambientais, ficará cada vez mais reduzido, pois as pessoas estão mais conscientes sobre essa questão. A Union for Ethical BioTrade realizou recentemente uma pesquisa em sete países, incluindo o Brasil, na qual 84% dos entrevistados afirmaram que deixariam de comprar produtos de qualquer marca se soubessem que essa não respeita questões éticas ou ambientais. Uma dica: na sua empresa, aplique valores éticos, valores tradicionais juntamente com os avanços digitais. O consumidor do futuro saberá reconhecer essa união.

Empresa e consumidor

A relação entre empresa e consumidor deverá ser cada vez mais transparente, afinal o consumidor está procurando um relacionamento. Clientes querem empresas que conversem com seus valores, pois os produtos estão muito similares, sendo assim, a empresa deve se destacar de outra maneira. Cabe a sua empresa se posicionar como uma pessoa, atribuir características próprias e manter uma relação one to one com o cliente.

Compra digital

O número de adeptos as compras digitais é crescente. Comodidade, facilidade, praticidade são características do consumidor do futuro. Atualmente, as pessoas que mais compram online são jovens, ligados nas redes sociais e utilizadores de celulares, ou seja, pessoas com intimidade com a Internet. Mas não são só eles os consumidores, em uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, empresa especializada em venda de mídia online com foco em segmentação e performance, 93% das pessoas que utilizam Internet no Brasil, já fizeram compras online. Então, não tenha medo de investir no site da sua empresa.

comprar no futuro

Clientes atuais

Para saber como será o comportamento do cliente no futuro você tem que entender seus clientes hoje. Quer saber o que eles pensam sobre você, as sugestões e os pontos fortes e fracos do sua empresa de acordo com o seu cliente? Faça uma pesquisa online com o Avalio e, faça com que seu consumidor consiga responder seu questionário em qualquer meio, como computador, smarphone, tablet e um totem interativo. Conheça o Avalio!