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O consumidor brasileiro do futuro

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Visualizações14/08/2015
Sapato, roupa, alimento, bola de futebol, lipoaspiração, nunca se consumiu tanto quanto nos últimos anos. Produtos e serviços são vendidos para suprir inúmeras necessidades inventadas por nós mesmos ao longo dos anos. A moda, as mudanças econômicas, o acesso aos bens, tudo isso afeta no nosso modo de consumir. É por isso que o Avalio lhe pergunta: Você sabe como será o consumidor brasileiro no futuro?

A fidelidade será rara

Estamos na era do “cliente tem sempre razão”, afinal, fidelizar um cliente está cada vez mais difícil. Para o arrepio dos empreendedores isso tende a piorar. Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, 76% dos clientes, após ficarem frustrados com alguma marca, trocaram de fornecedor. Esse percentual aumentou bastante nos últimos 20 anos. Isso porque o consumidor atual tem um leque enorme de opções e informações fáceis na Internet. Ou seja, trate bem seu cliente para que ele continue com você!

Impacto ambiental não será ignorado

O consumidor do futuro está em construção, mas o que percebemos é uma readaptação entre o consumo desenfreado para um consumo consciente. O espaço das empresas que não se preocupam com impactos sociais ou ambientais, ficará cada vez mais reduzido, pois as pessoas estão mais conscientes sobre essa questão. A Union for Ethical BioTrade realizou recentemente uma pesquisa em sete países, incluindo o Brasil, na qual 84% dos entrevistados afirmaram que deixariam de comprar produtos de qualquer marca se soubessem que essa não respeita questões éticas ou ambientais. Uma dica: na sua empresa, aplique valores éticos, valores tradicionais juntamente com os avanços digitais. O consumidor do futuro saberá reconhecer essa união.

Empresa e consumidor

A relação entre empresa e consumidor deverá ser cada vez mais transparente, afinal o consumidor está procurando um relacionamento. Clientes querem empresas que conversem com seus valores, pois os produtos estão muito similares, sendo assim, a empresa deve se destacar de outra maneira. Cabe a sua empresa se posicionar como uma pessoa, atribuir características próprias e manter uma relação one to one com o cliente.

Compra digital

O número de adeptos as compras digitais é crescente. Comodidade, facilidade, praticidade são características do consumidor do futuro. Atualmente, as pessoas que mais compram online são jovens, ligados nas redes sociais e utilizadores de celulares, ou seja, pessoas com intimidade com a Internet. Mas não são só eles os consumidores, em uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, empresa especializada em venda de mídia online com foco em segmentação e performance, 93% das pessoas que utilizam Internet no Brasil, já fizeram compras online. Então, não tenha medo de investir no site da sua empresa.

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Clientes atuais

Para saber como será o comportamento do cliente no futuro você tem que entender seus clientes hoje. Quer saber o que eles pensam sobre você, as sugestões e os pontos fortes e fracos do sua empresa de acordo com o seu cliente? Faça uma pesquisa online com o Avalio e, faça com que seu consumidor consiga responder seu questionário em qualquer meio, como computador, smarphone, tablet e um totem interativo. Conheça o Avalio!