Pesquisa de clima organizacional: como criar?

Visualizações 1171
Visualizações17/06/2014
Colaboradores engajados valorizam o trabalho criando um clima inovador que gera vantagens competitivas e geração de valor para os negócios. Para que isso seja possível, é necessário ter um bom clima organizacional. Considerado um dos principais pilares para o crescimento da empresa, o clima organizacional deve ser uma meta de todos os gerentes de pessoas. Afinal, um bom clima organizacional por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa você não faz inovação. Quem inova são pessoas e não máquinas. Você sabe como está o clima organizacional em sua empresa? Você sabe o que pensam seus colaboradores? Não? Está na hora de realizar uma pesquisa de clima organizacional.

Empregados na Pesquisa de Clima Organizacional

 

Pesquisa de clima organizacional: o que é?

A pesquisa de clima organizacional é uma valiosa ferramenta de gestão estratégica. Através dela é possível identificar o grau de satisfação e motivação dos colaboradores. O resultado permite a implantação e realização de ações para crescimento e desenvolvimento das pessoas com a máxima produtividade e qualidade.

Como funciona uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional pode ser dividida em etapas: 1ª etapa: coleta de dados através de formulários e entrevistas. 2ª etapa: tabulação dos dados coletados. 3ª etapa: interpretação e análise estatística dos dados. 4ª etapa: elaboração do relatório final. 5ª etapa: identificação dos pontos fortes e fracos. 6ª etapa: plano de ação para melhoria do clima organizacional. Em relação aos assuntos, podem ser abordadas diversas temáticas, como trabalho, relacionamento interpessoal, integração setorial, comunicação, trabalho em equipe, estilos de liderança, políticas, condições de trabalho e do ambiente, imagem da empresa. É possível ainda incluir outros temas de acordo com a necessidade da empresa. Por ser uma pesquisa aberta, é possível personalizar a pesquisa de clima organizacional conforme as necessidades.

Principais objetivos

Os principais objetivos da pesquisa de clima organizacional é identificar processos que sobrecarregam e atrapalham a equipe, propor treinamentos conforme interesse e necessidade, identificar problemas de relacionamento. Além de avaliar e possibilitar sugestões de novas políticas de recursos humanos. A pesquisa de clima organizacional permite ainda a criação de uma base de informações sobre seus colaboradores e empresa, além de possibilitar a identificação de pontos positivos e negativos que impactam no clima organizacional. Através das informações obtidas é possível definir planos de ações focadas nas necessidades específicas de cada setor ou equipe, além de proporcionar a visão do todo.

Expectativas

A pesquisa de clima organizacional tem como principal objetivo identificar o grau de satisfação dos colaboradores. Além disso, ela apresenta outros benefícios importantes para a empresa. Um bom clima organizacional aumenta a produtividade e diminui a rotatividade de funcionários. Ela possibilita ainda criar um ambiente de trabalho seguro. Colaboradores satisfeitos e motivados produzem mais e melhor.

Cuidados a serem tomados

Para a elaboração do questionário, é preciso estar atento a algumas situações. Confidencialidade – o colaborador precisa ter certeza de que as informações prestadas serão mantidas em sigilo. Sem isso, eles não serão sinceros, e a pesquisa não terá valor. O ideal, por isso, é contratar uma empresa idônea. Periodicidade – a pesquisa de clima organizacional deve ser repetida uma vez por ano. Entre uma e outra análise, dá tempo de fazer as mudanças necessárias. Mudanças – se a empresa não estiver disposta a promover mudanças e melhorias, é melhor nem criar pesquisa e expectativa. Isso poderá desmotivar os colaboradores.

Criando o questionário com o Avalio

Se você está decidido a incluir a pesquisa de clima organizacional na sua empresa, nós temos a solução ideal. O Avalio é um sistema que permitirá a criação da sua pesquisa de clima organizacional online, com a mensuração dos resultados sempre em tempo real. Você pode personalizar sua pesquisa de acordo com as suas necessidades e identidade da marca. E sempre que precisar, uma equipe especializada está sempre pronta a te auxiliar. Saiba mais em nosso site.