Se você está buscando técnicas de atendimento ao cliente, saiba que quando o cliente sai disposto a comprar algo, o vendedor já tem 50% da venda realizada. Porém, ele espera o melhor e procura identificar e escolher as melhores condições. Esta é a oportunidade que o vendedor tem de encantar ou de fazer o cliente desistir da compra ou trocar de empresa.

vendedor atendendo cliente
O cliente espera atendimento de excelência. Ele quer ser surpreendido. O vendedor não é mais vendedor de um produto, mas sim de solução. O cliente espera que ele resolva sua necessidade, seu problema. Por este motivo você deve estar por dentro das técnicas de atendimento ao cliente.
Técnicas de atendimento ao cliente: mas como atendê-lo bem?
Há diversas dicas, normas, sugestões e manuais disponíveis no mercado sobre como atender bem. A mais importante delas e unanimidade entre os estudiosos é compreender as necessidades do cliente. É preciso conhecê-lo, saber o que o cliente deseja para poder atendê-lo.
Há algumas técnicas de atendimento ao cliente que podem auxiliar nesse processo. Confira:
– O atendimento começa no primeiro contato, por isso é importante saber receber bem este cliente. Simpatia, cordialidade e um sorriso são boas estratégias para este primeiro contato. É preciso encantá-lo já na chegada.
– Entenda seu cliente. É preciso saber o que ele busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, a equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato. Fazer perguntas, ouvir e investigar o cliente são fundamentais para atendê-lo.
– Atender é servir. Contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. Treinamento e conhecimento do produto são indispensáveis para poder servir com qualidade.
– Comunicação S.C.O.T. significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Exponha as ideias de forma clara para não confundir o cliente. Fale apenas o que é necessário. Seja breve e objetivo. O atendimento é o reflexo da empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da equipe acaba sendo prejudicada.
– Não abandone o cliente. O trabalho só está finalizado quando o problema está 100% resolvido. A maioria das empresas não perde clientes por causa das concorrentes, mas sim por causa do mau atendimento.
– Atenda de imediato. Deixar o cliente esperando pode ser o fim da venda, principalmente se está realizando uma atividade que não tenha relação com atendimento ou está conversando com colegas de trabalho. Tempo e paciência estão cada vez mais escassos. Ao atendê-lo, dê total atenção. Agradeça-o ao final da venda e o acompanhe até a saída da loja. A venda só termina no momento em que o cliente deixa a loja e não no caixa.
– Fale a verdade. Mesmo não sendo agradável, é melhor falar do que passar a impressão de que está escondendo informações ou problemas. Se você for pego mentindo, perderá o cliente automaticamente. E pior, perderá as indicações dele também.
– Ao receber reclamações, saiba ouvir. Coloque-se no lugar do cliente e se mostre interessado em ajudá-lo a resolver o problema. Caso ele não tenha razão, procure argumentar e explique os motivos.
– Fique sempre atento às sugestões dos clientes. Muitas boas ideias nascem dessas conversas.
Um bom atendimento surte efeito em curto prazo. Vale a pena investir em treinamento e capacitação da equipe para garantir a fidelização dos clientes. Você usa técnicas de atendimento ao cliente diferentes das apresentadas aqui? Compartilhe conosco!