Dicas simples ter a satisfação do cliente em seu restaurante

Garanta a satisfação do cliente em seu restaurante

Visualizações 1760
Visualizações11/02/2015
Satisfação do cliente. Quando tratamos de restaurantes essa expressão pode ter múltiplos sentidos. Podemos dizer que o cliente está satisfeito de tanto comer, ou mesmo que está satisfeito por estar reunido com amigos e familiares. Mas a satisfação do cliente que queremos tratar aqui vai muito além dessas suposições. Falamos da satisfação total em relação ao restaurante. E quais são os quesitos que envolvem essa satisfação do cliente?

Comida

Quem vai a um restaurante, vai para comer, disso ninguém tem dúvida. Logo, nosso primeiro tópico para atingir a satisfação do cliente começa por aqui. Mas nós não vamos te dizer o que você deve servir em seu restaurante, e sim como servir. Não importa qual seja seu cardápio, a forma de servir um prato é o que torna um restaurante bom ou não. Resumindo, o prato deve sempre ser servido como o cliente espera. E para você não achar que essa é uma tarefa difícil, o cliente sempre espera que venha o que ele viu no cardápio. Portanto, se você fez o cardápio, você sabe como deve servir. Sopas servidas frias, cheeseburgers servidos sem queijo, saladas servidas sem molhos… São coisas muito vistas hoje em dia e que fazem com que o cliente fique desapontado com o restaurante. Para atingir a tão esperada satisfação, confira e treine seus funcionários para conferir os pratos antes de chegarem à mesa.

Bebida

Assim como a comida, a bebida é muito importante na percepção que um cliente tem de um restaurante. Mas como na maioria das vezes seu fornecedor já lhe entrega as bebidas prontas, elas não têm muito erro em como devem ser entregues. A variação costuma ser se é acompanhada de gelo e limão ou não. Então que dica podemos passar nesse tópico? Agilidade. Quando seu cliente faz o pedido em seu restaurante, na maioria das vezes, ele espera que a bebida chegue antes da comida. E seus funcionários devem estar preparados atender a essa expectativa. Em caso de reposição, muito menos. Se tem uma coisa frustrante é quando sua bebida acaba enquanto você come e o garçom só traz a próxima quando você já terminou de comer. Em muitos restaurantes a bebida é refil. Nesses locais é preciso ter ainda mais concentração dos funcionários para que ninguém fique muito tempo sem beber nada. Só assim você terá a satisfação do cliente.

Atendimento

Podemos considerar esse o ponto mais importante da nossa conversa. Atendimento dos funcionários. Garçons são como os vendedores de uma loja, são eles que ficam em contato direto com o cliente. Por mais que a comida, bebida, sons ambientes e outros detalhes tenham agradado uma pessoa, um mau atendimento pode leva tudo por água abaixo. A satisfação do cliente depende e muito de como ele é tratado pelos funcionários do restaurante. Ser cordial, atento, concentrado, paciente etc. São muitas as características que um garçom ideal deve ter. Mas de forma mais prática podemos passar três dicas para você usar em seu restaurante que faça com que seus clientes sejam bem atendidos. A primeira é dividir seus garçons por áreas. Isso já ocorre em alguns lugares, onde um garçom atende cerca de 8 ou 10 mesas. Isso não significa que se um cliente chamar um garçom de outra área, este não possa atendê-lo. Esse sistema facilita a atuação dos seus funcionários e diminui a quantidade de erros no atendimento. A segunda dica que podemos passar é sobre a limpeza das mesas. Uma vez estabelecido qual garçom é responsável por quais mesas, ele deve mantê-las sempre limpas e organizadas. Sentar em uma mesa que está suja com os clientes anteriores é muito ruim para quem acabou de chegar ao seu restaurante. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Cobre isso de seus funcionários. A última dica que podemos dar para que você possa ter a satisfação do cliente é a conta. Sim, a conta que é pedida ao final da refeição. Muitos garçons demorar um tempo desnecessário para trazer a conta. E se a primeira impressão é a que fica, a última é decisiva. Treine seus funcionários para não demorar a trazer a conta quando são pedidas. Isso poderá acarretar em um estresse desnecessário para o cliente (que já quer ir embora) e um prejuízo para você que tem uma mesa presa.

Satisfação do cliente pode ser medida com pesquisa

Para ter maiores resultados quanto à satisfação dos clientes do seu restaurante, faça uma pesquisa. Nela você pode perguntar para eles analisarem o seu atendimento, comida, ambiente e muito mais. O Avalio te ajuda nessa pesquisa. Continue navegando em nosso site, confira nossos planos e faça sua pesquisa!