Pesquisa de satisfação do cliente: como realizar?
Neste artigo você irá entender como realizar uma pesquisa de satisfação do cliente. Para as organizações, alcançar a satisfação do cliente tornou-se um objetivo fundamental na prestação de serviços de qualidade, criando melhores perspectivas e fortalecendo o relacionamento já existente.
Raramente clientes confiam na sua empresa. Normalmente, eles sempre preferem escolher a competição, comparar preços, serviços, e analisar o seu concorrente. É por isso que você precisa para avaliar regularmente o serviço prestado pela equipe de sua empresa, velocidade do serviço, o tempo de espera, reclamações, etc. Mas, qual é a melhor ferramenta para realmente saber o que os clientes têm para a sua organização?
Em seguida, iremos revelar os passos para implementar uma pesquisa de satisfação do cliente.

Pesquisa
1) Como e onde os dados serão coletados?
Primeiramente deve-se definir como será o questionário de satisfação do cliente (tipos de perguntas e quantidade), como e onde os dados serão coletados. Se você tem uma loja, é possível disponibilizar um totem digital para que o cliente dê sua opinião através do totem digital. Se você trabalha em um hotel ou restaurantes, desenvolver a pesquisa de satisfação em um tablet é altamente recomendável.2) Definindo as perguntas da pesquisa de satisfação do cliente
Prefira perguntas fechadas a abertas, de modo que você possa entender mais profundamente sobre as necessidades do seu cliente e sua percepção em relação a sua empresa. Se você pretende colher informações pessoais durante a pesquisa de satisfação do cliente, é preciso garantir que o e-mail será mantido em sigilo, pois é irritante no futuro o envio de lixo eletrônico ou demais propagandas que o cliente não tenha solicitado. Se ele informou seu e-mail, ele quer apenas que você tenha oportunidade de respondê-lo, não enviar spam. Pense nisso. Pergunte menos sobre o seu cliente, e mais sobre sua empresa. Seu cliente pode se sentir desconfortável em fornecer informações sobre o seu negócio que pode colocar em risco a sua privacidade. Ficou com dúvidas? Veja em nosso site uma série de modelos de pesquisa e questionário.3) Bonifique seu cliente
Ofereça aos seus clientes uma promoção ou cupom desconto em sua próxima compra, para que se sintam importantes e reconhecidos por terem perdido seu valioso tempo ajudando sua empresa.Dicas para as perguntas do questionário de satisfação do cliente
Já na elaboração das questões para a pesquisa de satisfação do cliente, elaboramos uma série de perguntas que podem ser muito úteis na obtenção de informações sobre sua loja ou estabelecimento:- Como ele foi recebido ao entrar na nosso loja?
- Como foi a sua experiência?
- Você encontrou o que queria?
- Como você foi atendido por nossos funcionários?
- Ficou satisfeito com o nosso produto?
- O que você acha sobre a qualidade do nosso produto?
- Você tem uma boa experiência quando você clica em nosso site?
- Nosso site é amigável e fácil de navegar?
- Você conseguiu comprar com facilidade em nosso site?
- A descrição dos produtos era suficiente?
- Nossos produtos foram entregues no prazo e em boas condições?
- Você está satisfeito com a qualidade de nossos produtos?
- Qual a probabilidade de você recomendar os nossos serviços a um amigo, parente ou colega?
- O que você recomenda para melhorarmos nosso atendimento ao cliente?