6 dicas para um clima organizacional melhor

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Visualizações14/07/2014
O clima organizacional em que trabalhamos é um dos fatores que influenciam um profissional se sentir útil, relaxado, motivado e querendo sempre melhorar. No entanto, nada nos garante que teremos colegas agradáveis​​, favoráveis ​​e amigáveis ​​que nos permitem trabalhar em paz. Assim, o ideal é não depender do humor das pessoas ao nosso redor para criar um clima organizacional melhor. Se você trabalha com recursos humanos e está buscando dicas para criar um clima organizacional melhor, este artigo vai lhe ajudar. Além disso, você pode pensar em criar uma pesquisa de clima organizacional para entender o que seus funcionários pensam, como agem, e o que esperam da empresa. Para promover a harmonia entre os funcionários, muitas empresas estão optando por oferecer ginástica e outras atividades fora do trabalho. O responsável pelo site Trabajando.com do Peru, Ernesto Velarde, “a rotina do dia-a-dia pode reduzir o desejo de trabalhar da sua equipe, de modo que qualquer iniciativa que cria uma mudança em suas funções normais pode melhorar e aumentar a motivação dos colaboradores em relação ao trabalho”. Abaixo seguem alguns conselhos com o objetivo de melhorar o clima organizacional no seu dia-a-dia:

clima-organizacional

1. Demonstre compromisso e paixão

Se você mostrar que você está envolvido e engajado com a missão da empresa, o trabalho de sua equipe se tornará mais fácil e você vai se tornar uma excelente peça dentro de sua equipe.

2. O bom humor contribuiu para o clima organizacional

O ditado que diz que o humor é contagiante é totalmente verdade. Não deixe que seus problemas pessoais afetem seu trabalho e mostre um sorriso todas as manhãs.

3. Tenha boa vontade

Assuma as tarefas que os outros tentam evitar. Prove que você é capaz de sacrificar-se para seus companheiros de equipe e veja como as pessoas vão se aproximar de você com mais freqüência.

4. Divida os méritos

Nós todos gostamos de sermos reconhecidos por um trabalho bem feito. Se você teve ajuda de algum colega de trabalho, divida os méritos com ele!

5. Controle suas inseguranças

É  fato que todos possuímos alguma insegurança. Porém, saiba lidar com ela e controlá-la para que isso não afete sua relação com os demais membros do seu time e da sua empresa.

6. Aprenda a ouvir

Muitas pessoas gostam de ser o centro das atenções. Se você é um deles, é importante que você aprenda a se calar e ouvir atentamente o que outras pessoas têm para expressar aqueles que o rodeiam.