Aplique corretamente sua pesquisa de clima organizacional

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Visualizações08/07/2014
Se você resolveu desenvolver em sua empresa uma pesquisa de clima organizacional, provavelmente deseja melhorar o clima em sua empresa e identificar as necessidades dos seus funcionários. Por isso, você precisa evitar erros no desenvolvimento da pesquisa de clima organizacional.

pesquisa de clima organizacional funcionarios

Abaixo nós compartilhamos com você o que precisa ser evitado na elaboração da pesquisa de satisfação com seus funcionários:

Solicitar informações pessoais em uma pesquisa de clima

O trabalhador não pode sentir sua privacidade invadida. Evite perguntar informações que podem identificá-lo, por exemplo, de qual departamento, o cargo ocupado, número de dependentes etc. Reduza estas perguntas apenas ao necessário. Se os detalhes do trabalho são cruciais para a investigação, você deve notificar o empregado e, em qualquer caso torná-lo opcional para responder a essas perguntas.

Atribuir URLs únicas para cada funcionário

Para impedir que uma pessoa responda várias vezes, a maioria das pesquisas de satisfação enviadas a cada funcionário contêm uma URL diferente, o que pode fazer seu funcionário pensar que você está monitorando suas respostas.

Tentar cobrir todas as dimensões em uma pesquisa

A pesquisa de clima organizacional deve se ​​concentrar em algo específico, por exemplo, reunir idéias para melhorar o serviço ao cliente ou medida específica para avaliar um novo RH.

Perguntar coisas engessadas

Você deve evitar perguntas relativas a questões que não podem ser modificadas pela empresa. Por exemplo, não faz sentido perguntar sobre salário se você não tem autonomia e sua empresa não pretende modificar a curto prazo.

Não ter respostas suficientes para tornar o resultado representativo

Como os primeiros funcionários a responder são aqueles que têm uma opinião tendenciosa no sentido de satisfação ou insatisfação, é importante dar o tempo necessário para que você tenha uma amostra suficiente dos dados. O tamanho da amostra coletada vai influenciar ou não os resultados, por isso, não se esqueça de obter uma amostra suficiente.

Não inclua uma pessoa de contato ou suporte

Apesar de tudo parecer bem organizado e preparado, pesquisas com funcionários muitas vezes geram dúvidas, exemplo, senha perdida, e-mail não recebido etc. Nós recomendamos fortemente que você informe um contato para dúvidas e suporte durante a pesquisa de clima organizacional.

Eternas perguntas

Evite muitas perguntas. Muitas vezes, equipes de RH que pretendem saber sobre tudo, acabam não recebendo amostrar suficientes.

Use papel

Com o advento da Internet, pesquisas em papel estão ultrapassadas. Dê preferência ao uso de um software para a elaboração dos questionários, coleta das respostas e apuração dos resultados. O Avalio é um destes softwares, que podem te ajudar a desenvolver sua pesquisa de clima organizacional em poucos minutos. Para saber mais, clique aqui.

Conclusões

Aqui no blog abordamos constantemente dicas para melhorar o desenvolvimento de uma pesquisa de clima organizacional. Dessa vez, resolvemos te ensinar dizendo o que não fazer. Você concorda com todas essas dicas? Gostaria de compartilhar conosco alguma outra prática a ser evitada? Deixe seu comentário!