10 Conselhos para a satisfação do cliente do seu restaurante

Visualizações 1194
Visualizações20/07/2014
Satisfação do cliente do seu restaurante é algo que você deve dar sempre atenção. Afinal, quem nunca teve uma má experiência com o atendimento recebido em um bar ou restaurante? Ter uma experiência negativa no atendimento recebido em um restauração além de deixar uma imagem ruim da empresa naquele momento, rompe qualquer vínculo de confiança dos seus cliente com seu negócio. Se você é o proprietário ou gerente de um restaurante, está na hora de começar a evitar esse tipo de situação medindo a satisfação do cliente do seu restaurante constantemente. Ou você agrada seu cliente ou você fica sujeito a má reputação no boca-a-boca e também na Internet.

Satisfação do cliente do seu restaurante

Satisfação do cliente do seu restaurante: dicas práticas

Neste artigo, preparamos 10 conselhos fundamentais para melhor a satisfação do cliente do seu restaurante. Siga esses conselhos e torne a experiência do seu cliente mais positiva.

1. Conheça seus clientes

Esforce-se para conhecer seus clientes. Conheça seus desejos e necessidades. Detalhes tão simples, como saber que gosta de sentar-se ao lado de uma janela, pode fazer o seu cliente se sentir mais bem atendido. Conhecendo seu cliente você terá base para melhorar a satisfação do cliente do seu restaurante.

2. Ofereça benefícios

Oferece benefícios e recompensas para seus clientes. Elabore promoções para os clientes mais fiéis. Pense em programas de fidelização.

3. Cuide da imagem dos seus funcionários

A imagem dos funcionários é tão importante quanto seu atendimento. Seus clientes merecem atendentes educados, limpos e bem vestidos.

4. Comunique-se

Outro grande detalhe é uma comunicação positiva. Nós todos sabemos que, por vezes, os clientes pedem coisas que você não consegue atender. Evite dizer “não” e ofereça sempre uma alternativa. Assim você contribui para uma melhora na satisfação do cliente do seu restaurante.

5. Observe seu cliente sempre

Oriente seus funcionários a estarem atentos aos movimentos dos clientes. Nada mais desagradável do que um cliente pedir a atenção de um garçom por muito tempo com a mão levantada.

6. Entenda as reclamações de forma positiva

Qualquer restaurante recebe reclamações, inclusive o seu. Não tome isso como algo pessoal, veja críticas como oportunidades para melhorar. Agradeça ao cliente por sua opinião, e diga que fará o possível para solucionar seu problema.

7. Respeite seus clientes

Respeito em um restaurante é tudo, não só para os clientes, mas também entre os funcionários.

8. Aceite que você não sabe tudo

Não se esqueça que há sempre coisas a melhorar em um restaurante, como em qualquer outro local de trabalho, por isso não devemos pensar que já sabemos tudo. Um funcionário ou proprietário de restaurante sempre tem algo a aprender.

9. Atenção ao cliente é prioridade sempre

Sabemos que em um restaurante há sempre algo para fazer, mas o cliente sempre vem em primeiro lugar. Se o garçom está fazendo alguma atividade interna, e um cliente se aproxima do restaurante, você deve parar o que está fazendo e servir o cliente. Seu tempo é tão valioso quanto o seu.

10. Desenvolva uma pesquisa de satisfação recorrente

Nunca se esqueça de que os clientes são a razão para o seu negócio. Sem clientes não há renda, sem renda, sua empresa não vai sobreviver. Por isso, realize uma pesquisa de satisfação de forma recorrente com seu cliente. Uma boa dica é orientar que seus garçons levem tablets à mesa com uma breve pesquisa, perguntando sobre o atendimento recebido, comida, e se o cliente sentiu falta de algo. Se você deseja saber mais sobre essa tecnologia, veja aqui tudo sobre como desenvolver uma pesquisa de satisfação para o seu restaurante de forma online. Esperamos tê-lo ajudado! Você tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo.