Atender bem clientes

10 Dicas para atender bem clientes

Visualizações 8875
Visualizações04/11/2014
O atendimento prestado ao cliente é, na maioria das vezes, o primeiro contato que este tem com a empresa. Por isso, atender bem clientes é essencial para iniciar o processo de fidelização e manter a satisfação do consumidor. No cenário atual, em que os meios de comunicação ganham cada vez mais destaque (especialmente as redes sociais), é imperioso atender bem clientes. Um consumidor não pode, de forma alguma, sair do estabelecimento com a sensação de que foi mal atendido. Isso porque, além desse cliente provavelmente não efetuar mais nenhuma compra futura, ele pode significar uma divulgação negativa para a empresa e que acabará afastando outros consumidores em potencial. Por isso, atender bem clientes deve ser uma prioridade no seu negócio. A função de atender jamais pode ser negligenciada. É um erro grosseiro considerar o atendimento ao cliente como um trabalho de rotina, uma vez que isso acaba reduzindo a importância dessa função e inibindo a capacidade daquele que a executa. O menosprezo do atendimento ao cliente é prejudicial para o funcionário e, consequentemente, para a empresa. O cliente não deve ser tratado como apenas mais um na multidão. Muito pelo contrário: cada cliente demanda um tratamento diferenciado, já que cada um tem suas próprias necessidades – o importante é fazê-lo sentir-se especial. Pensando nisso, o Avalio separou algumas dicas para você atender bem clientes e manter um bom relacionamento com eles. Confira a seguir.

Como atender bem clientes

  1.  Seja simpático e educado: essa regra é de ouro para quem quer atender bem clientes. Entretanto, apesar de parecer lógica, é muitas vezes esquecida. Dê as boas-vindas e cumprimente todos com um sorriso – esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Livre-se de preconceitos e pare de formar impressões antecipadas e distorcidas dos clientes – todos devem ser bem atendidos!
  2. Atenda de imediato: nunca deixe um cliente esperando, especialmente se o que você estiver fazendo não tiver relação alguma com o atendimento ao cliente. Para quem espera, um minuto parece uma eternidade! Se realmente estiver ocupado, faço algum tipo de contato com o consumidor, assim, ele ficará ciente de que já foi visto e não se sentirá desprezado.
  3. Dê atenção ao cliente: atender bem clientes significa fazê-los sentir-se bem-vindos e trata-los como pessoas importantes para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário – dê tempo para que eles expliquem o que desejam.
  4. Aja com rapidez: o cliente, geralmente, quer que sua necessidade seja atendida o mais rápido, por isso a agilidade é um fator importante no atendimento. Entretanto, evite passar a mensagem de que você quer se ver livre do cliente o quanto antes – não confunda rapidez com descaso!
  5. Deixe o cliente à vontade: muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso é importante fazer com que ele não se sinta pressionado. Evite também utilizar termos técnicos quando se dirigir ao cliente, a fim de evitar incompreensão e o consequente constrangimento. Para atender bem clientes é preciso prestar um atendimento eficiente, orientando-os em sua compra de maneira clara e educada.
  6. Jamais dê ordens: nunca, em hipótese alguma, dê uma ordem a um cliente. Isso cria um clima muito desagradável. Ao invés de utilizar ordens de comando (como “pague no caixa”), procure utilizar expressões mais cordiais (“por favor, me acompanhe até o caixa para finalizar a compra”).
  7. Mantenha a calma: caso esteja lidando com um cliente autoritário ou rude, procure manter a calma e, ainda assim, atende-lo da melhor forma. Entretanto, caso perceba que não terá condições de lidar com a situação, peça ajuda a um supervisor, de forma discreta.
  8. Fale a verdade: mesmo sendo desagradável, é melhor assumir um erro do que passar ao cliente a impressão de que esconde informações ou omite problemas.
  9. Dê atenção às reclamações: escute com calma e atenção qualquer queixa ou sugestão do cliente. Lembre-se que reclamações não são um ataque pessoal, mas um pedido de ajuda do cliente. Procure resolver a questão da melhor forma possível e, se for necessário, converse com um superior responsável.
  10. Cuide da sua aparência: a sua imagem corresponde à da empresa; por isso é importante manter uma aparência apresentável, bem como manter o local de trabalho limpo e organizado. Isso passa uma mensagem positiva para o consumidor.
Quer saber o que seus clientes acham do seu atendimento? Conte com o Avalio, um sistema totalmente online que lhe permite elaborar uma pesquisa de satisfação de forma prática e rápida.