A opinião do seu cliente é essencial para o sucesso

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Visualizações16/05/2014

Use a opinião do seu cliente a seu favor

Para aumentar as vendas, bom preço, produto de qualidade e bom atendimento não são suficientes. Atualmente, uma das coisas que mais tem feito diferença na conversão de vendas é a opinião do seu cliente. Muitas pessoas, antes de efetuar uma compra, escolher determinada marca ou produto (especialmente e-commerce), acabam realizando pesquisas com outros clientes.

E uma das formas mais utilizadas para isso são as redes sociais. Por isso, é importante manter atualizadas as redes sociais e estar sempre atento ao feedback dos clientes através delas. Elas também podem ser importantes aliadas para divulgação de promoções, lançamento de campanhas, novos produtos, etc. além de servirem como meio de comunicação direta com o cliente. Ali você pode realizar promoções, propor descontos a quem avaliar/ comentar sobre sua marca e outras ações oportunas para seu negócio.

Isso vale também para seu site. É importante mantê-lo atualizado e em dia. Isso gera credibilidade e estimula a participação dos clientes. Os comentários em sua loja virtual ou em seu site representam alguns benefícios. Entre eles ter mais conteúdo, criar credibilidade na loja, potencializar o SEO e conhecer a opinião de seu cliente. Vale lembrar ainda que os comentários dos outros clientes influenciam a tomada de decisão na hora de novas compras. Outra vantagem da opinião do seu cliente, principalmente quando estimulada e direcionada, é detectar possíveis falhas em produtos e avaliar sua qualidade. Também é possível medir os produtos com maior destaque e evidenciar sua exposição. Mas como fazer com que seu cliente participe e deixe sua opinião? Temos algumas estratégias que podem ser adotadas:

E-mails

O pós-venda é muito importante. Envie e-mails solicitando a opinião de seu cliente sobre o produto adquirido. Inclua informações que você deseja que sejam avaliadas, dê dicas. Isso ajuda a gerar bons comentários e te dar um retorno mais preciso a respeito do que deseja saber.

Recompensa

O tempo é algo escasso e precioso a todos. O cliente irá participar com mais empenho se tiver algum retorno. Ofereça descontos na próxima compra, promoções específicas a quem participar, dê presentes ou crie sorteios. Uma sugestão interessante é testar vários modelos para saber qual é o que mais se enquadra no perfil de seus clientes, para depois investir nisso.

Agilidade

Facilite a vida de seu cliente na hora de deixar o comentário. Isso deve ser direto e simples para que ele não perca muito tempo e nem precise ficar procurando as coisas. Considere sempre todos os comentários, até os negativos. Isso mostra muito sobre sua empresa e seu produto. E a última dica e mais importante: se você pediu a opinião dele, escute. Ele espera um retorno seu. Se isso não acontecer, você poderá cair no descrédito e nunca mais conseguir sua opinião. E pior, poderá levar sua marca ao descrédito. Não duvide do potencial dos comentários de seu cliente.