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4 dicas para definir seu público-alvo

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Visualizações04/11/2014
Definir o público-alvo deveria ser a prioridade de toda e qualquer empresa. Saber para quem sua empresa irá vender e ter uma definição mais detalhada desse público são fatores determinantes para estruturar corretamente os objetivos comerciais e de marketing. Conhecer profundamente seu público-alvo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver produtos melhores e aperfeiçoar seus serviços? Entender as características dos consumidores é, portanto, fundamental para alinhar o desenvolvimento de produtos com a expectativa e a satisfação dos clientes. Além disso, conhecer seu público-alvo permite a utilização das estratégias de marketing adequadas – o que resulta em uma divulgação melhor da empresa e ações com custos reduzidos. Dessa forma, delimitar seu público-alvo é essencial para alavancar seu negócio e conseguir destaque na área. Para isso é preciso conhecer a fundo seu público-alvo – faixa etária, sexo, situação econômica, nível de escolaridade, localização geográfica, hábitos e gostos pessoais. O mesmo vale se o seu público-alvo for outras empresas: procure entender qual tipo de empresa busca seus produtos e serviços (tamanho, segmento de atuação, renda anual, valores e missões). Confira a seguir algumas dicas que o Avalio separou para ajudar o empreendedor durante esse processo.

Como definir seu público-alvo

Dica 1 – Pesquise

Para conhecer profundamente o mercado que se pretende atingir é preciso dedicar um bom tempo às pesquisas. Nessa fase, procure obter a maior quantidade possível de detalhes sobre seus consumidores – apenas tome cuidado para não perder tempo com assuntos que não influenciam na sua estratégia. Para conseguir um bom nível de informações é interessante recorrer a uma pesquisa de mercado.

Dica 2 – Segmente

Após descobrir para qual tipo de consumidor seu produto ou serviço é atraente, é preciso dividir o público-alvo em grupos menores, de acordo com seus interesses e outros fatores em comum. Isso facilita o direcionamento das campanhas de marketing. Assim, delimite um grupo específico no qual valerá a pena focar seus principais esforços, cruzando informações e identificando o que será mais vantajoso para seu negócio.

Dica 3 – Atenção aos meios de comunicação

É de grande importância entender quais são os principais canais acessados por seus consumidores, desde os jornais até a internet. Oferecer um canal de comunicação direta do cliente com a empresa também auxilia muito no processo de identificação do público-alvo, já que permite à empresa receber comentários dos consumidores e, assim, descobrir quem são eles e o que querem. As redes sociais têm sido grandes aliadas dos empreendedores nesse processo.

Dica 4 – Continue pesquisando

As pessoas simplesmente mudam com o passar do tempo; por esta razão, o público-alvo não é um conceito rígido e poderá passar por readequações ao longo do tempo. Dessa forma, é importante ouvir com frequência a opinião dos clientes já existentes para entender melhor o que eles esperam do serviço prestado pela sua empresa. Realize pesquisas de satisfação constantemente e crie novas pesquisas de mercado com periodicidade – isso o ajudará a acompanhar as mudanças do mercado e a fazer as modificações necessárias.   Na hora de definir seu público-alvo, você pode contar sempre com o Avalio, um sistema de pesquisa totalmente on-line, que lhe permite elaborar pesquisa de satisfação e pesquisa de mercado de forma rápida e prática.