Como criar pesquisa de clima organizacional

Passo-a-passo para criar uma pesquisa de clima organizacional

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Visualizações02/10/2014
Atualmente as empresas precisam estar atentas para criar um ambiente de trabalho propício para um bom relacionamento entre seus colaboradores, tendo em vista que um clima organizacional bom significa colaboradores mais engajados, gerando maior valor para o negócio. Mas afinal, o que é clima? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. Ou seja, o clima organizacional representa o grau de satisfação dos colaboradores com o contexto que os cerca. Estar atento ao clima organizacional significa estar em constante busca por melhorias internas que influenciam todo o processo e resultados organizacionais. Por isso, a pesquisa de clima organizacional se apresenta como uma poderosa ferramenta, pois fornece números concretos aos gestores, com uma visão real da satisfação dos funcionários sobre a empresa naquele momento. Muitos especialistas afirmam que sem um bom clima na empresa você não faz inovação. Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio. Quem inova são pessoas e não as máquinas. A preocupação com o clima é tão importante que deve ser meta de qualquer gerente de pessoas (recursos humanos). Por isso, vamos ajudá-lo agora a entender um pouco sobre pesquisa de clima organizacional.

Passo-a-passo para a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional

 1. Preparação

O primeiro passo é obter informações mais precisas sobre os problemas que a empresa pretende focar em sua pesquisa. Além disso, antes de começar a preparar a pesquisa, é essencial obter o apoio dos administradores da empresa sobre o estudo que será realizado – sem ele, a pesquisa jamais sairá do papel.

 2. Definição da metodologia e plano de pesquisa

Elabore as questões que serão abordadas, estabeleça a sequência de ações a serem seguidas, método de trabalho, amostragem, meios de interpretação, etc. Nessa hora é importante ter em mente que pesquisas muito longas geram abandono e podem perder o foco do que realmente é importante.

 3. Execução da pesquisa

É a coleta de dados propriamente dita. Vale lembrar que a manutenção do sigilo é fundamental para que se obtenha um bom resultado, já que a confidencialidade dos dados garante respostas mais diretas e sinceras. É importante ainda informar aos colabores qual o objetivo da pesquisa e aplica-la de forma rápida –não deixe um prazo muito longo para respostas!

 4. Interpretação dos dados

Procure sempre processar os dados rapidamente, pois uma boa pesquisa é atual, com dados frescos. Organize os dados em formato de fácil visualização, para ser comparado com outros resultados e pesquisas anteriores.

5. Relatório final

Prepare um bom relatório, transformando os dados em informação real e palpável. Além disso, é interessante preparar uma boa apresentação dos resultados, para que sua audiência consiga entender a mensagem que você pretende transmitir.

6. Divulgação dos resultados

Compartilhe os resultados gerais da empresa, mesmo que sendo dos melhores. Quem responde uma pesquisa sempre quer saber o resultado dela. Além disso, divulgar o resultado ajuda ao colaborar a compreender melhor a real situação da empresa e os próximos passos.

7. Elaboração de plano de ação

A pesquisa é só o diagnóstico. Você descobriu qual é o problema e onde ele se encontra, agora precisa receitar o remédio. A pesquisa só tem validade se ela faz a empresa agir, é para isso que ela existe. Quer descobrir como anda o clima organizacional da sua empresa? Conte a ajuda do Avalio, um sistema totalmente online que possibilita a você criar uma pesquisa de clima organizacional para seus funcionários.