Saiba como montar uma pesquisa de satisfação para hotel

Como aplicar pesquisa de satisfação em hotéis

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Visualizações11/02/2015
Pesquisas de satisfação são muito importantes para quem trabalha com clientes de uma forma geral. Se você trabalha com hotéis ou pousadas, isso se torna ainda mais importante. O motivo é simples: Quando bem atendidas em um hotel, as pessoas tendem a procurá-lo novamente caso queiram voltar naquela cidade. Quando se trata de rede de hotéis, essa pesquisa de satisfação se torna muito mais importante, pois um cliente pode ficar no seu hotel em diferentes cidades caso goste de como foi tratado em um deles. Portanto, atender bem um cliente em um hotel é fundamental para que ele não somente volte a se hospedar nele, como também o indique para amigos e parentes. Todavia nem tudo ocorre como planejamos, e mesmo que você se dedique e prepare seus funcionários para melhor atender seus clientes, eles podem sair insatisfeitos do seu hotel. Então como saber se suas técnicas para melhorar a satisfação de seu cliente (damos 5 dicas aqui) estão sendo aplicadas? Faça pesquisa de satisfação. Montar uma pesquisa de satisfação parece ser difícil, mas na verdade é bem simples, então vamos ver algumas dicas práticas de como montar uma pesquisa de satisfação para seu hotel:

1-      Perguntas claras

Lembre-se sempre que seus clientes estão te fazendo um favor ao responder estes questionários, e eles não querem ter que refletir sobre as perguntas. Portanto faça perguntas claras, onde a resposta possa ser direta.

2-      Questionário curto

Ninguém quer perder minutos preciosos de sua viagem tendo que responder a muitas perguntas. Fazer um questionário longo é o mesmo que pedir para a pessoa não respondê-lo. Tente sempre fazer um questionário curto, com cerca de 10 perguntas no máximo.

3-      Não entregue a pesquisa de satisfação na saída

Muitos hotéis ou pousadas tendem a entregar sua pesquisa de satisfação quando os hospedes estão fazendo o check-out. Mas na maioria das vezes, esse é um momento conturbado onde as pessoas costumam ter horário para pegar o avião ou entregar o carro alugado. Logo, quando lhe são entregues pesquisas de satisfação, eles prontamente a rejeitam ou a respondem de má vontade. Portanto, uma dica é deixar a pesquisa de satisfação nos quartos e deixar para recolhê-las quando os hospedes saírem. Assim, eles terão tempo para responder e não será um impasse.

4-      Evite respostas abertas

Assim como nos itens 1 e 2, os clientes não têm tempo e não querem responder perguntas abertas. Para uma pesquisa de satisfação desse tipo, tente colocar sempre respostas de múltiplas escolhas como “sim ou não” e “Dê a nota de 1 à 10”.

5-      Conte com o Avalio

Lembre-se de fazer essas pesquisas de satisfação periodicamente, para assim saber e atender às necessidades de seus hospedes. E conte sempre com o Avalio! Aqui você pode montar pesquisas rápidas e objetivas em poucos minutos. Continue navegando em nosso site, confira nossos planos e saiba mais sobre como montar uma pesquisa de satisfação de qualidade.