A decisão de
fazer pesquisa de clima organizacional na sua empresa pode atrair diversos benefícios. Um ambiente hostil e debilitado afeta todos os colaboradores, os tornando improdutivos e diminuindo a credibilidade da empresa e sua cultura.
Por essa razão, é preciso medir periodicamente qual o nível de satisfação dos colaboradores, analisando o clima organizacional e seu atual estado. Com isso, a gestão elaborará soluções e realizará análises, a fim de tornar o ambiente o mais propício e saudável possível para os ocupantes.
Para conhecer mais sobre as vantagens de
fazer pesquisa de clima organizacional, confira este artigo que o Avalio preparou para você!
4 vantagens da adoção de uma pesquisa de clima organizacional

Aumenta a produtividade
Ao
fazer pesquisa de clima organizacional, a empresa auxilia efetivamente no desenvolvimento dos colaboradores, conhecendo exatamente suas necessidades. Com uma análise aprofundada das respostas, a empresa poderá identificar o que influencia no desempenho dos colaboradores, facilitando a elaboração de estratégias para reverter a situação.
Há também a possibilidade de entender melhor a necessidade de cada um da equipe, apontando quais precisam de maior treinamento, por exemplo. Afinal, uma equipe homogênea e capacitada contribui de forma direta para o crescimento do negócio.
Satisfação da equipe
Uma pesquisa de satisfação pode fazer com que a equipe se sinta valorizada, o que aumenta a sua motivação e produtividade. É preciso existir um espaço em que os colaboradores possam expor suas demandas e preocupações, para que a empresa possa agir de imediato, impossibilitando o surgimento de mais infortúnios. Por isso, a empresa deve se atentar a todas as respostas, sem exceções, para que todos se sintam ouvidos.
Prevenir ou solucionar problemas
É comum que em época de trabalhos acumulados e com a rotina agitada, alguns problemas não recebam a atenção que merecem. Por isso,
fazer pesquisa de clima organizacional na sua empresa te ajuda a saber o que exatamente está sendo o problema e qual será o pontapé inicial da estratégia para eliminá-lo. Assim, os problemas serão tratados de forma profissional e eficiente, evitando que o ambiente fique desconfortável e, principalmente, a perda de funcionários.
Melhora a imagem da organização
A imagem corporativa sofre uma melhora significativa quando a precisa opta por
fazer pesquisa de clima organizacional. Os colaboradores possuem uma grande responsabilidade pela percepção externa da empresa, funcionando como canais para grupos de interesse. Portanto, é preciso preservar o relacionamento entre empresa e funcionários, a fim de eliminar qualquer possibilidade de conflitos internos, conversas paralelas nos corredores e afins.
Conte com o Avalio para realizar sua pesquisa
Caso você esteja interessado em realizar uma
pesquisa de clima organizacional na sua empresa para prevenir problemas futuros e agradar ainda mais seus colaboradores, procure o Avalio!
Somos um
sistema online de pesquisa, criado para oferecer facilidade na relação entre empresas e consumidores. Nossos planos são acessíveis para atender as necessidades de cada cliente e ajudar no alcance de resultados. Entre em contato.
Links úteis:
pesquisa de clima organizacional
modelo de questionário
pesquisa de satisfação do cliente